É notável que muitos alunos veteranos de física sempre tentam dissuadir os alunos calouros de utilizar esta referência como texto principal na matéria de física I, sempre com os mesmos argumentos: o livro é impossível de ser lido e quando você o abrir sairá um dragão para que você o mate antes de poder estudar! Entretanto, algumas discussões podem fazer bem de serem suscitadas antes da sua tomada de decisão quanto esse assunto.
Recomendo fortemente este vídeo de um dos meus canais preferidos do YouTube, o Uai Física, do Dr. Filipe Menezes (UFMG). Neste vídeo ele aborda questões interessantes sobre os livros de física básica do Moysés, e claro, sobre outros também, já que é um vídeo geral.
Deixo aqui meu sincero incentivo para que assinem o canal como membros, as contribuições do canal para minha formação são indescritíveis e sempre que posso, recomendo!
Nesse sentido, a minha opinião enquanto aluno que utilizou o curso do Moysés para estudar para o ciclo básico, é de que este é um livro excelente para fazer Física I (Mecânica e outros tópicos), primeiro porque ele tem o rigor que o aluno que deseja seguir para a Iniciação Científica precisa. Mesmo que o aluno não tenha essa intenção, se ele preza por excelência, sem dúvidas é o livro ideal.
Entretanto, deixo a ressalva para os alunos do curso de física (e para os dos cursos correlatos que tem a necessidade de um entendimento físico aprofundado, uma vez que entendemos a junção matemática-filosófica que envolve a formação em física): Acredito ser imprescindível o complemento com um ou mais livros de apoio. Recomendo as Lições de Fìsica do Feynman (que se ainda não está disponível o review, em breve estará). Essa é um opinião pessoal, que inclusive é bastante popular, uma vez que as famosas lições do Feynman tenham discussões que apuram o aluno que as utiliza.
Entretanto, é necessário ressaltar que esse livro pode não ser bem aproveitado se você ainda não cursou Cálculo I e Álgebra Linear. Inclusive, se você ainda não cursou essas disciplinas mas acredita ter tido uma boa base matemática no EM, pode ser que não seja o livro ideal para você. E entenda: Não há demérito algum em usar uma obra menos aclamada! Retorno no que Felipe Menezes fala: "O estudo serve para te engrandecer enquanto pessoa, não para ficar bonito para os outros!".
Portanto, se é necessário recorrer a um material mais básico, não perca tempo com algo que não vai te ajudar, pegue a coleção Fundamentos de Física do Halliday ou a Física para cientistas e engenheiros do Jewett, recomendo ambas por ter usado também com alguns professores. No Mais, fique à vontade para mandar emails para conversas sadias sobre materiais de estudo!!